Você sabe como tratar seu medo?

A cada dia que passa estamos ganhando mais espaço e reconhecimento.

O sucesso da terapia EMDR está despertando curiosidade até dos que “acham” que não precisam dessa terapia, ou “acham” que é somente destinada a pessoas com TEPT (Transtorno de Estresse Pós Traumáticos), não, não, ela também alcança grandes resultados com pessoas que sentem “simples medos”.

Sempre digo que todo ser humano tem alguma coisa mal resolvida, algum incomodo, alguma angústia. Porque conviver com isso? Se você pode viver sem isso? e ter uma vida psiquicamente mais saudável para si e para as pessoas que o cercam. Digo pessoas que o cercam porque influenciamos amigos, filhos, namorado e/ou marido todo o tempo, muitas vezes você não percebe é inconsciente, pois somos frutos dos comportamentos aprendidos e experienciados, portanto se você carrega algo assim, automaticamente o seu inconsciente se comporta de forma adaptativa à esses medos e angústias, porém o seu consciente se incomoda, sente medo, perturbação e as pessoas ao seu lado são influenciadas com o resultado do seu comportamento.

Neste link abaixo explica como funciona a Terapia EMDR na qual eu trabalho.

E para terem uma breve noção: “O trauma é mais um transtorno do sono do que da memória. É durante o repouso que normalmente trabalhamos as lembranças do dia. Porém, quando acontece algo muito forte, o indivíduo não consegue processar tudo e parte fica armazenada de maneira disfuncional. Os pesadelos são entendidos como uma tentativa frustrada de digerir a lembrança”, explica Carvalho.

O fato é que não apagamos da memória o evento perturbador, que lhe causa estresse, mas ressignificamos esses eventos, ou seja, reprocessamos esses eventos de forma que você passa pela situação que antes era perturbadora, mas não lhe incomoda mais, suas respostas físicas que seu corpo aprendeu para lidar com o problema muda, e você passa a não sentir mais.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/09/18/terapia-que-trabalha-com-movimento-dos-olhos-trata-de-traumas-a-medo-de-aviao.htm?fb_ref=Default

Posted in Posts and tagged , , , , , , .

3 Comments

  1. Gostaria de deixar aqui um breve depoimento sobre como foi a minha Terapia EMDR.
    Inicialmente, assim como vocês que estão lendo, jamais acreditei que seria capaz de superar medos que existiam desde minha infância, Tirar sangue ou viajar (pois é!) sempre me trazia sensações horríveis: calafrios, ansiedade, pressão baixa e vários os outros sintomas que todo medroso conhece bem!
    Pois bem, no decorrer do tratamento passei por algumas situações que anteriormente me trariam um sofrimento enorme por antecipação, mas, para minha surpresa, mesmo pensando (e esperando) todos estes sintomas, curiosamente não apareciam… Quando me dava conta, a tão preocupante situação já tinha passado. Sem medos. Sem ansiedade. Apenas com o pensamento de que tudo ficará bem!
    Agradeço à psicologa Monica Menequelli pelo seu trabalho, atenção e profissionalismo, espero que ela possa continuar ajudando as pessoas como me ajudou. Obrigada!

  2. Mesmo cursando psicologia eu não conseguia imaginar a força que a terapia poderia realizar ou causar em mim. MInha principal queixa era a vergonha ou o medo de falar e de valorizar a minha fala. Não conseguia participar de rodas de conversa, não conseguia dar minha opinião, não conseguia me expressar sem sentir vergonha, sempre me auto flagelava quando não conseguia dar uma opinião ou me expressar em público. Existia uma angústia nisso, que me desprezava e foi na terapia que me livrei, e passei a me abir e a falar naturalmente. Culpa ou desprezo por ter falado ou deixado de falar não me dominam mais. Me sinto mais leve e mais segura independente das aprovações (sociais). Agradeço todo profissionalismo e carinho da Mônica Menequelli. E quanto mais mudança você deseja ter, mais livre se tornará.

  3. Pingback: Você precisa de um Psicólogo? Como identificar? « Psicóloga Mônica Menequelli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *