Você precisa de terapia? Tem medo do que?

O que é a Terapia EMDR?

A Terapia EMDR é extremamente útil para transformar lembranças traumáticas.

Mas o que é EMDR? EMDR significa Eye Movement Desensitization and Reprocessing, em inglês (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares, em português).

O EMDR é uma terapia relativamente nova e revolucionária que foi criada pela americana, Dr. Francine Shapiro, Ph.D. em Psicologia, através de uma experiência vivenciada por ela mesma. Para tal teoria foram feitos diversos estudos com pacientes portadores de Transtornos de Estresse Pós Traumáticos (TEPT), testes que tiveram resultados satisfatórios e rápidos nas mudanças dos quadros de ansiedade, depressão, fobia, síndrome do pânico e etc.

“De uma forma revolucionária o EMDR ajuda a libertar a mente, o corpo e abrir o coração. É uma forma de ver a conduta disfuncional, quando se acredita que sua origem está em incidentes traumáticos do passado. Quando estes são identificados de uma forma sábia e hábil, podem ser processados e integrados, o que resulta em condutas funcionais e apropriadas”

Parnell, L. (1997) Trsnforming Trauma: EMDR. New York: WW Norton & Co. p.39

Preciso mesmo de terapia?

Sempre quando explico isso para um paciente, ou alguém que quer fazer terapia, vejo as “carinhas” de susto, e ai vem a pergunta: “nossa Monica, mas então não tenho nada para trabalhar em Terapia?”

Ledo engano, somos frutos de experiências e aprendizados, nossos comportamentos, sentimentos e emoções – inclusive – foram aprendidos.

Se pensarmos bem sobre isso, você começa a perceber que carregamos herança não apenas genética. Sempre haverá situações de estresses no seu dia-a-dia. Essas situações poderão causar reações emocionais e/ou físicas, que podem sumir em determinados momentos, mas acabará voltando à tona.

Muitos chegam a me falar: “Monica não tenho nada para tratar, a única coisa que me incomoda é no meu trabalho, onde percebo que toda vez que vou falar com meu chefe e sou questionada tenho vontade de chorar” ou “sempre que fico nervosa eu choro”.

O que quero dizer é que temos algo presente na nossa vida com o qual não estamos satisfeitos e, dentro disso, têm aspectos internos passados que devem ser tratados, pois só assim podemos mudar o futuro.

Qual é o profissional habilitado?

O EMDR exige um profissional (Psicólogo, Psiquiatra ou médico) que tenha feito a formação reconhecido pelo EMDR® Institute, título este que vem dos Estados Unidos com o selo de reconhecimento da Dra. Shapiro.

Com funciona o tratamento?

Para explicar o tratamento do EMDR, usamos a mesma teoria do Sono REM, estágio mais profundo do sono em que acontecem os movimentos oculares rápidos, é neste estágio que o nosso cérebro processa toda a experiência do dia. Entretanto quando passamos por alguma experiência traumática o cérebro tem mais dificuldade de processar estes conteúdos, deixando assim “rastros neurológicos”. É ai que entra a ajudinha da terapia EMDR, pois ela auxilia o reprocessamento dessas lembranças negativas transformando e recuperando lembranças positivas.

Muitos me perguntam se essa terapia faz com que essas lembranças sejam apagadas. Não, você convive com a lembrança, porém não lhe incomoda mais, parece ficar no passado. Falo até para alguns pacientes que temos certo “preconceito pessoal”, pois quando nos deparamos com uma situação que antes era traumática e/ou que lhe incomodava, ficamos esperando sentir a mesma coisa de antes, mas esse sentimento simplesmente não aparece mais.

Como funciona a sessão?

Nas sessões de EMDR utilizamos muito a concentração e a memória. O paciente traz um tema/lembrança/evento/sentimento/pensamento que lhe perturbe e começamos a trabalhar esses disparadores. E ao contrário do que se imagina, o EMDR não é nenhum tipo de hipnose, mesmo porque o paciente sempre está no controle da situação e pode pedir para parar ou acelerar o procedimento a qualquer momento.

Nessa terapia eu descobri que nosso cérebro é incrível e temos que confiar nele. A Dra. Francine Shapiro diz “se o corpo humano tem a capacidade de curar as feridas físicas, porque não a mente?” E de fato tenho comprovado isso dentro do consultório. Uma das maiores vantagens do EMDR é de ser uma terapia rápida, porque é nosso cérebro que realiza a cura.

Posted in Posts and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *