Você tem fobia? Sabe como tratá-la?

Fobia é um medo exagerado de objetos ou situações, que causa ansiedade excessiva, mudança de comportamento, mudança física e muitas vezes até fisiológica.

É um medo irracional experienciado quando a pessoa se depara com o estímulo causador, que pode ser um objeto ou uma situação, como por exemplo, barata, aranha, rato, altura, lugares fechados, dirigir, etc. É comum quando a fobia está bem instalada, a pessoa experimentar também ataques de pânico quando está diante ao estímulo fóbico.

Tem pessoas que nem têm consciência de que tem Fobia, simplesmente chegam no consultório e relatam ter um medo absurdo, por exemplo de lagartixa: “eu sei que ela não vai me fazer nada, mas não consigo me imaginar ficando no mesmo local que ela, me dá tanto medo que quando vejo já gritei, já corri e depois fico passando mal só de tê-la visto”. Esse exemplo de relato é muito comum, a pessoa até consegue pensar um pouco racionalmente, mas quando está diante do objeto fóbico suas emoções e sentimentos tomam ações imediatas. Esses comportamentos são uma maneira adaptativa que seu cérebro encontrou, como se fosse um estímulo de sobrevivência.

Acontece que esse tipo de reação e sentimento não são normais, afinal de contas uma lagartixa ou barata vai lhe pegar e lhe fazer algum mal físico? Vemos todo mundo ter a mesma reação fóbica de medo? Pois é. Então, em algum momento da sua vida, o seu cérebro aprendeu que aquele objeto ou situação é ameaçador para você e ele aprendeu a ter essa reação.

Como tratar

A terapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares) pode lhe ajudar a resignificar isto.

O EMDR auxilia o seu cérebro a processar as lembranças negativas transformando e recuperando lembranças positivas. Tais lembranças não são apagadas, você convive com elas porém, não lhe incomodam mais e a impressão é de ter ficado lá atrás.

Depois do tratamento, quando você se deparar com o mesmo estímulo que antes causava fobia e pânico, seu corpo e mente não reagirão mais como antes.

Posted in Posts and tagged , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *